sábado, 21 de outubro de 2017

Planta: Onze-Horas

Quando eu quero eu...planto!!!!

Como algumas pessoas próximas sabem, e outras, acho que desconfiam, o ano de 2016 foi bem difícil para mim...tive sérios problemas e parte da minha "cura" foi buscar alternativas que tirassem o meu foco do problema, e uma delas foi a jardinagem. 

Eu sempre admirei aquelas pessoas que tem a jardinagem como hobby, do tipo que ficam horas e horas mexendo na terra, plantando e observando com o passar do tempo o desenvolvimento das plantas. Acredito que como qualquer ser vivo, é preciso ter cuidado, carinho com elas. Eu procuro conversar com as minhas plantinhas e sinto que elas ouvem e procuram reagir - a louca hehhehehe. Se até o Rei Roberto Carlos conversa com elas, quem sou eu para negar o poder de uma boa conversa mesmo sendo um monólogo não é mesmo? hehehehe  

Infelizmente a grande maioria das plantas que cuidei no ano passado vieram a falecer - depois eu faço um post sobre elas e se eu lembrar conto as estórias por trás. Mas agora, chega de falar do passado e vamos falar do presente:

Eu acho linda uma plantinha chamada "onze-horas". De acordo com o "google", mas precisamente o "wikipédia" - eu sei, eu sei, fonte não confiável, elas são apresentadas da seguinte maneira:

"Onze-horas (Portulaca grandiflora) é uma planta da família Portulacaceae, nativa da América do Sul, ocorrendo desde o sudeste brasileiro até o Uruguai e a Argentina.[1][2]Também pode ser encontrada no sul do continente asiático. Em Bangladesh é conhecida como “Time Fool” (algo como “bobo do tempo”), por causa de sua floração ocorrer de acordo com o tempo, quase sempre próximo ao meio-dia.
É uma planta anual, muito pequena e de crescimento rápido, atingindo 30 cm de altura. As folhas são espessas e carnudas, com 2 cm de comprimento e dispostas alternadamente em pequenos grupos. As flores possuem diâmetro entre 2 e 3 cm com 5 pétalas, que podem ser vermelhas, laranjas, rosas, brancas e amarelas.[1]
É também conhecida como Beldroega (designação antiga, que engloba outras espécies de diferentes gêneros).
No Brasil ela recebe o nome de onze horas, porque começa a abrir suas flores próximo às 11 horas."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Onze-horas

Como observado, a "onze-horas" é uma plantinha que pega super fácil e tem umas flores lindas!!! Ainda não descobri todas as cores que tem mas aqui em casa tenho alguns exemplares que vou exibindo aos poucos...


Foto tirada no dia 16.10.2017 - Créditos: Pâmela Castilhos 


Foto tirada no dia 17.09.2017 - Créditos: Pâmela Castilhos


Foto tirada no dia 24.09.2017 - Créditos: Pâmela Castilhos


Foto tirada no dia 21.20.2017 - Créditos: Pâmela Castilhos


Como podem observar nas fotos, em menos de 2 meses, uma mudinha se transformou em várias...e os cuidados são super simples: uma floreira, terra preparada, água e amor..já vou começar a fazer mudinhas e distribuir para propagar a sua beleza...Ah e a muda custou apenas R$ 2.


Pâmela Castilhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário